top of page

Sobre

Patricia Luce
 
A fotografia me tocou mais profundamente quando eu ainda era aluna do curso de doutorado em Antropologia da Universidade Federal da Bahia (em 2012), durante as aulas de Antropologia Visual. Percebia que as imagens tinham força de despertar o olhar, movimentar os corpos, os sentimentos, comportamentos, valores, pensamentos das pessoas fotografadas e dos espectadores da fotografia, criando relações específicas entre todos os envolvidos na elaboração da imagem. Resolvi, então, começar a fotografar em 2013, quando, ainda morando em Salvador, decidi comprar uma câmera digital e participar do curso básico de fotografia do Instituto Casa da Photographia com o fotógrafo Marcelo Reis. A paixão pela construção de imagens fotográficas e pelo resultado do mundo descrito pelas lentes foi imediata. Retornando para minha terra natal (Belo Horizonte/Minas Gerais), decidi continuar aprendendo fotografia e fotografando.
 
Fiz os cursos completos profissionalizantes de fotografia de três escolas de Belo Horizonte/Minas Gerais (2017): Escola de Imagem (com ênfase em fotografia autoral e, também, social); Espaço 422 (com ênfase em fotografia de moda) e Escola Metrópole de Fotografia (ênfase em fotografia documental).

Também participei do workshop de fotografia de moda com o destacado fotógrafo da área Bruno Corrêa (2017); participei do workshop de fotografia vintage de "pin ups" com o fotógrafo e editor do informativo Resumo Fotográfico Cid Costa Neto (2017) e do workshop de fotografia documental (fotografando a Festa de Yemanjá de Salvador - 2018) com o renomado fotógrafo italiano Antonello Veneri, dentre outros workshops e cursos de aperfeiçoamento. Em cada um desses workshops e cursos minha paixão pela descrição do mundo através das lentes e pela poesia contida nas cenas fotografadas adquiriram nuances diferentes que agregaram valor ao meu olhar fotográfico.
 
Em 2021 idealizei e criei o Fotoclubedemulheres (@fotoclubedemulheres) em Salvador/Bahia, em parceria com a fotógrafa italiana Cristina Cenciarelli: um coletivo de mulheres fotógrafas, atuante em Salvador e em outras cidades no Brasil, além de Itália e Portugal, com o objetivo de incentivar, realizar e promover ações de integração, qualificação, debate e união das mulheres na fotografia e por meio dela, desenvolvendo cursos, encontros presenciais e remotos, exposições, viagens, eventos, saídas fotográficas, ‘lives’ sobre fotografia, dentre outras atividades. 
 
Atualmente, atuo no desenvolvimento das ações do Fotoclubedemulheres e continuo buscando aperfeiçoar meu olhar e minha técnica fotográfica, desenvolvendo trabalhos nos campos da fotografia autoral, documental e social com ênfase em uma abordagem antropológica visual na realização dos trabalhos.

Transformar em imagem fotográfica desejos e sentimentos, provocar sensações, questionamentos e apreciar o resultado do mundo como imagem fotográfica são os elementos motivadores do meu trabalho na fotografia.


Contato

 

p.lucephoto@gmail.com 

Instagram: @plucephoto

 

 

bottom of page