top of page

Mercados e feiras

Mercado Central - Belo Horizonte/MG - 2017 

Série: “VENDEDORES DO MERCADO”

 

No Mercado Central de Belo Horizonte (MG) a vida pulsa intensamente. O ritmo é quente, os contrastes marcantes, os cheiros, as cores, os sons, os sabores são peculiares. A realidade do cotidiano e o sotaque mineiro estão presentes. O Mercado Central leva em si a alma da cidade e um pouco de cada Minas Gerais. Entre produtos diversos os vendedores se misturam nas barracas conduzindo olhares e interesses das pessoas que passam, é a chance de fazer a venda e conquistar o cliente! Neste ambiente cheio de vitalidade os produtos ganham vida própria e se confundem, nas barracas, com os próprios vendedores em uma espécie de simbiose para ocupação harmônica do espaço. Nas barracas, ser humano e objeto se mesclam em uma atividade de venda dinâmica, mas de uma ocupação quase estática do espaço. Este trabalho, em forma de retratos documentais, pretendeu trazer à tona este emaranhado de “pessoas-e-coisas” no qual a vida pulsa intensamente. Nele, ora o elemento humano se destaca, ora o elemento não-humano (o objeto) ganha “vida”, mostrando que no contexto do Mercado Central “humano” e “objeto” se confundem e se significam neste movimento simbiótico: o vendedor só existe no seu produto e o produto no seu vendedor.

Feira São Joaquim - Salvador/BA - 2021

Série: “DIAS DAS BRUXAS NA FEIRA SÃO JOAQUIM”

 

A Feira São Joaquim é tradição na cidade de Salvador, não só pela sua história, mas também por ser um local onde é possível encontrar produtos peculiares que fazem referência à cultura da cidade e, também, do interior do Estado da Bahia, principalmente do Recôncavo Baiano, como por exemplo, diversos tipos de farinhas, cerâmica, frutas, temperos, azeite de dendê, compotas de doces, artigos religiosos e artesanato em sementes e cestaria. A feira também tem vários restaurantes que servem pratos e iguarias tradicionais como feijoada baiana, pititinga, mocotó, moqueca, acarajé, dentre outros, que podem ser acompanhados por uma cerveja gelada, com a vista para o mar da Baía de Todos os Santos. 

Fiz esta série fotográfica na Feira São Joaquim no dia 30 de outubro de 2021 (véspera do "Dias das Bruxas", quando é comemorado também o 'Halloween'). Deixei-me, então, ser conduzida pela simbologia da ocasião ("Dia das Bruxas"), ao caminhar pela Feira, deixando meu 'olhar' encontrar tudo que 'ressoasse' com esta energia do "dia das bruxas", que traz à tona o misticismo, o 'oculto', 'a mortalidade', 'o que é considerado mau', 'o não-dito', 'o impronunciável' e, também, o "visceral', a 'carne', o 'sangue', o 'ritual'. O resultado foram as imagens desta série.

Feira e Mercado (Cachoeira /BA) - maio de 2013

Série: MERCADO MUNICIPAL E FEIRA LIVRE EM CACHOEIRA/BA

 

O Mercado Municipal de Cachoeira (Mercado Modelo de Cachoeira/Bahia), localizado na Rua Ana Nery,  no Centro Histórico da cidade, foi construído em 1949, e passou por uma reforma em 2016 em que recebeu novos boxes, sanitários, balcões para grãos e farinhas, além de cobertura e um elevador. No local é possível sentir os sabores de uma região tão rica em cultura e alicerces da história do estado. Esta série fotográfica foi realizada despretensiosamente em um passeio realizado pela cidade de Cachoeira em 2013 (portanto, antes da reforma de 2016) e inclui cenas do Mercado Municipal da Feira Livre da cidade que ocorre ao lado do Mercado.

Em alta resolução-Photoroom.png
bottom of page